CPF Agora

FAQ - Perguntas frequentes

1 - O que é o cpfagora.com.br?
Resposta: É um sistema de consulta a CPF, CNPJ e a cheques pessoais e empresariais que utiliza se das bases de dados mais completas e atualizadas do país. Com ele é possível averiguar  a situação de um CPF junto ao Serviço Central de Proteção ao Crédito -  SCPC, pendências bancárias, cheques devolvidos, protestos regionais, protestos nacionais e informações pessoais relevantes. 
As bases de dados são atualizadas instantaneamente para qualquer evento que ocorra a nível nacional, oferecendo assim, uma consulta verídica da atual situação do documento consultado. Qualquer alteração que ocorra na base de dados estará disponível instantaneamente para a consulta.

O cpfagora.com.br NÃO fornece informações referente a SERASA.

O cpfagora.com.br não oferece opção para negativar ou registrar documentos no SCPC, protesto, ou qualquer outra forma de restrição ao crédito. Nosso site se destina apenas a consultas.

 

2 - Como funciona? O que eu preciso para me cadastrar?
Resposta: Você faz teu cadastro no sistema utilizando somente teu e-mail, adquiri créditos e assim que o sistema confirmar o pagamento, o login (ID) já estará apto a fazer as consultas que desejar.

 

3 - O que eu preciso para me cadastrar?

Resposta: Apenas de um e-mail pessoal válido. Nenhum documento pessoal será solicitado.

 

4 - Quais as bases de dados consultadas?
Resposta: É possível utilizar, dependo da consulta escolhida, SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), comumente chamado de SPC, informações de cheques devolvidos pelos motivos 12,13 e 14, pendências bancárias, base de protestos em cartórios regionais (por estado) e base de protestos nacionais.

 

5 – O que posso consultar com o CPF? E com CNPJ? Qual tipo de consulta um determinado documento aceita?
Resposta: Estas duas tabelas abaixo e o diagrama consulta-documento irão te ajudar a entender o que cada documento permite consulta e o qual documento cada consulta permite utilizar. Analise cada tabela e tudo ficará claro.

 

ACIMA TABELA 1: VEJA QUAL DOCUMENTO PODE SER UTILIZADO EM UMA DETERMINADA CONSULTA

 

ACIMA TABELA 2: VEJA QUAL CONSULTA É POSSÍVEL FAZER COM UM DETERMINADO DOCUMENTO

 

ACIMA DIAGRAMA 1: VEJA QUAL CONSULTA PODE SER FEITA COM UM DETERMINADO DOCUMENTO E TAMBÉM QUAIS DOCUMENTOS CADA CONSULTA PERMITE USAR.

6 – Os valores cobrados por cada consulta são compatíveis com as do mercado?
Resposta: Os valores que cobramos estão muito mais em conta dos praticados por muitas outras empresas. E nossas consultas não deixam nada a desejar no quesito qualidade de informação. Nosso sistema utiliza bases sólidas, coerentes e atualizadas.

 

7 - O que é SCPC?
Resposta: É a sigla de Serviço Centra de Proteção ao Crédito, comumente abreviado e chamado de SPC. 
É a única informação que existe no mercado a respeito de pessoa física inadimplente  no  comércio, e prestadores de serviços a nível nacional. São mais de 150 milhões de informações. 

 

 

8 – O que é protesto?

Resposta: Protesto é formalizar em cartório um título, crédito ou documento que comprova a inadimplência de alguém (pelo CPF) ou uma empresa (pelo CNPJ). As finalidades do protesto são provar publicamente o atraso do devedor e resguardar o  direito de crédito.


10 – Ao utilizar a opção de consulta “SCPC”, o que estarei consultando?
Resposta: É a única informação que existe no mercado a respeito de pessoa física inadimplente no comércio, e prestadores de serviços a nível nacional. São mais de 150 milhões de  informações.
Informa dados cadastrais: Nome, CPF, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Título de Eleitor. Alerta sobre extravio/roubo de documentos. Informa registros de pendências financeiras SCPC (data das pendências, data dos registros das pendências, valor das pendências, empresas credoras). Informa as últimas empresas que consultou o CPF.
Permite consultar apenas CPF.

 

13 – Ao consultar utilizando a opção “SCPC + Info cheques”, o que estarei consultando?

 

Resposta: Agrupa na mesma consulta as informações de SCPC e INFORMAÇÕES DE CHEQUES. 
SCPC - informação de pessoa física quanto a inadimplente no comércio e prestadores de serviços de todo o país. 
INFORMAÇÕES DE CHEQUES - informação de registros de cheques sem fundos, roubados, sustados, extraviados e de contas bloqueadas de todo o Brasil. Ao receber um cheque devolvido pelos motivos: 12, 13 e 14.
Alínea 12: Insuficiência de fundos - 2ª apresentação
Alínea 13: Conta encerrada
Alínea 14: Prática espúria
Informa dados cadastrais: Nome, CPF, Data de Nascimento, Nome da Mãe. Alerta sobre extravio/roubo de documentos.  Informa registros de pendências financeiras SCPC (data das pendências, data dos registros das pendências, valor das pendências, empresas credoras). Informa as últimas empresas que consultou o CPF. Informa pendências financeiras registradas  em Vídeo Cheque. Informa CCF (cheques sem fundos), Cheques sustados, Cheques Roubados. 
Permite consultar apenas CPF.

 

 

14  – Ao consultar utilizando a opção “SCPC + Info cheques + Protesto Regional ”, o que estarei consultando?
Resposta:  Relatório básico de informações para concessão de crédito. Com flexibilidade para detalhamento de informações restritivas, totalizadores em cada bloco de restrição, informações de cheques na mesma consulta, acesso às restrições (débitos, consultas e cheques sem fundos) em todo o Brasil. Acesso aos Protestos na UF que o consulente desejar e acesso aos telefones.
Informa dados cadastrais: Nome, CPF, Data de Nascimento, Nome da Mãe. Alerta sobre extravio/roubo de documentos. Informa registros de pendências financeiras SCPC (data das pendências, data dos registros das pendências, valor das pendências, empresas credoras). Informa as últimas empresas que consultaram o CPF. Informa Protestos em Cartórios Regional. Informa CCF (cheques sem fundos), Cheques sustados, Cheques Roubados. Informa os últimos telefones relacionados ao CPF (fones relacionados, não necessariamente pertencentes ao CPF cadastrado).
Permite consultar apenas CPF.

 

15  – Ao consultar utilizando a opção “SCPC + Info cheques + Protesto Nacional”, o que estarei consultando?
Resposta:  Esta consulta é parecida com a “SCPC+ INFO CHEQUES + PROTESTO REGIONAL” com a diferença que aqui a base de protestos ao invés da Regional é Nacional
 INFORMAÇÕES APRESENTADAS NA CONSULTA SÃO:
- Síntese cadastral do CPF/CNPJ consultado; 
- Consultas anteriores (últimos 90 dias); 
- Endereço de instalação do telefone, quando fornecido o número na consulta; 
- Endereço do CEP, quando fornecido o número na consulta; 
- Registros de débitos informados por clientes em nível nacional (últimos cinco anos); 
- Títulos protestados em âmbito nacional (últimos cinco anos); 
- Informações de devoluções de Cheques informados pelo CCF; 
- Até 5 últimos telefones informados pelo mercado para o CPF/CNPJ consultado.
Informa dados cadastrais: Nome, CPF, Data de Nascimento, Nome da Mãe. Alerta sobre extravio/roubo de documentos. Informa registros de pendências financeiras SCPC (data das pendências, data dos registros das pendências, valor das pendências, empresas credoras). Informa as últimas empresas que consultaram o CPF/CNPJ. Informa Protestos em Cartórios Nacional. Informa CCF (cheques sem fundos), Cheques sustados, Cheques Roubados. Informa os últimos telefones relacionados ao CPF (fones relacionados, não necessariamente pertencentes ao CPF cadastrado).
Permite consultar CPF e CNPJ.

 

16 – Algumas consultas mais elaboradas parecem abranger outras mais simples. Algumas parecem estar contidas dentro de outras. Como elas se relacionam?
Reposta: De fato, algumas consultas mais elaboradas abrangem algumas mais simples.
O diagrama seguinte do conjunto das consultas te ajudará a entender melhor.

DIAGRAMA 2: CONJUNTO DAS CONSULTAS

 

Alguns exemplos utilizando o diagrama acima.
Veja no diagrama 2, temos a consulta “SCPC”,  já explicada nos tópicos anteriores.
Também no diagrama, temos a consulta “INFORMAÇÕES DE CHEQUES”, já explicada nos tópicos anteriores.
Cada uma destas consultas retorna informações diferentes e como tal, cada uma tem um custo.
Agora, observe a consulta “SCPC + INFO CHEQUES”. Ela está englobando tanto a consulta “SCPC” quanto a consulta “INFORMAÇÕES DE CHEQUES”. Assim sendo, ela retorna informação de ambas as consultas em uma única operação de consulta. A vantagem aqui é que o preço cobrado por esta consulta que engloba as outras duas é menor do que se for feita cada uma das consultas englobadas em etapas separadas.
Vamos agora analisar a consulta “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO REGIONAL”. Veja no diagrama que ela engloba outras duas consultas. Uma delas é a “SCPC + INFO CHEQUES” (que por sua vez já engloba outras duas consultas, como descrito anteriormente) e a outra consulta que engloba é “PROTESTO REGIONAL”. Esta consulta é uma das mais completas no mercado. Veja que no diagrama, a consulta “PROTESTO REGIONAL” está em uma cor diferente. Lendo as instruções abaixo do diagrama percebemos que trata-se de uma consulta que não está disponível para ser feita individualmente. Ela sempre estará ligada (englobada) por uma outra consulta mais elaborada. Ela será apresentada quando uma consulta mais elaborada que a engloba for realizada. 
Agora vamos analisar a consulta “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO NACIONAL”. Veja que ela engloba outras duas consultas, a “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO REGIONAL” (que por sua vez engloba outras duas consultas) e a “PROTESTO NACIONAL”. Neste caso, o “PROTESTO NACIONAL” já inclui o “PROTESTO REGIONAL”, então, podemos entender que a consulta englobada “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO NACIONAL” se assemelha a “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO REGIONAL” com a diferença que ela informa protestos a nível nacional. A consulta “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO NACIONAL” é a mais completa do sistema.

 

17 – O que é negativação do nome?
Resposta: É a inclusão do CPF e nome da pessoa nas bases de dados do SCPC ou protestos em cartórios. Popularmente conhecido como “nome sujo”, isto implica diretamente na dificuldade de se conseguir  liberação de créditos.

 

18 – Qual a consulta mais aconselhada a se fazer?
Resposta: Isto depende de uma série de fatores.
Se o CPF a ser consultado for, por exemplo, o teu, e você tiver certeza de que tem restrições apenas no SCPC, basta apenas fazer a consulta SCPC. Porém, se você não tem certeza onde está negativado, sugere-se fazer a consulta completa SCPC + Inf de cheques + Protesto Nacional. Aliás, até mesmo se você tiver certeza que tem negativações apenas no SCPC, é interessante verificar protestos, pois, muitas vezes alguns credores ao invés de utilizar a base de dados do SCPC para negativações, opta por protestar o título ou documento em cartório. Assim, para saber exatamente onde o CPF tem dívidas, o aconselhado é a consulta completa mesmo.
Se o CPF a ser consultado for de terceiro, visando vender parcelado, crediário ou qualquer outra razão, aconselhamos utilizar a base SCPC, INFORMAÇÕES DE CHEQUES e protestos regionais ou nacional. Isto seria equivalente a utilizar a consulta SCPC + Inf de cheques + Protesto Regional ou SCPC + Inf de cheques + Protesto Nacional.
Para entender melhor, no final deste FAQ existe uma explicação mais detalhada juntamente com uma tabela.

 

19 – Como faço para me cadastrar e utilizar o sistema?
Resposta: Para se cadastrar, basta apenas acessar nossa página e clicar no botão “Cadastrar”. Em seguida você preenche os dados solicitados, que são apenas um e-mail válido e uma senha, somente isso. Em seguida o sistema enviará uma confirmação para o e-mail cadastrado. Basta apenas abrir teu e-mail e confirmar o cadastro. Simples assim. Não exige qualquer tipo de documento ou dados pessoais. Então, uma vez liberado teu login, basta apenas ir na nossa página, efetuar o login, comprar créditos e você estará apto a fazer as consultas.

 

20 – Como faço para obter créditos para poder efetuar as consultas?
Respostas: Basta apenas ir na nossa página, logar e na página principal escolher “Comprar créditos” e escolher o valor desejado. Depois basta apenas confirmar o valor, imprimir o boleto e pagá-lo em qualquer ponto de recebimento que aceite código de barras. Aproximadamente 1 dia útil depois do pagamento o sistema irá confirmar o recebimento e irá liberar as consultas para você.

 

21 – Quem pode utilizar este sistema?
Resposta: Qualquer pessoa interessada ou que precise efetuar consultas a CPF, CNPJ ou cheques (CPF e CNPJ).

 

22 – Posso consultar CPF e CNPJ?
Resposta: Sim, é oferecida consulta tanto para CPF quanto para CNPJ. Veja os tópicos sobre cada consulta para obter maiores detalhes.

 

24 – Existe alguma mensalidade?
Resposta: Não existe nenhuma mensalidade. Porém, após 180 dias de inatividade nas consultas e aquisições de créditos, nos reservamos ao direito de cobrar uma taxa de R$ 5,00. Permanecendo tal inatividade, a partir de então esta taxa será reaplicada a cada 30 dias de inatividades nas consultas e aquisição de créditos. Isto se deve ao fato de praticarmos valores de consultas bem acessíveis e temos custos para manter todas as contas funcionando perfeitamente. Neste caso, inatividades significam prejuízos.
Caso a inatividade nas consultas e aquisição de créditos atinjam um ano, nos reservamos ao direito de poder excluir/cancelar a conta em questão. Neste caso, nenhum valor que se encontre na carteira virtual da conta relacionada será ressarcido.

 

25 – Logar na conta é considerado atividade para o sistema?
Reposta: Não. Atividades são consideradas somente realizar consultas ou adquirir créditos. Logar na conta é apenas considerado “acesso ao sistema”.

 

26 – O que é considerado atividade para o sistema?
Reposta: Realizar consultas ou adquirir créditos.

 

27 – Fiquei em inatividade por vários meses. Então realizei uma consulta ou adquiri créditos. O que acontece com o prazo de inatividade?
Resposta: O contador de prazo de 180 dias é zerado novamente. A cada atividade de realização de consulta ou aquisição de créditos a contagem é zerada.

 

28 – Não pretendo utilizar mais o sistema. Tenho como receber novamente o valor de crédito que ainda tenho na carteira virtual?
Reposta: Não. Ressarcimentos não serão feitos.

 

29 – Esqueci minha senha, como faço para recuperá-la?
Resposta: Vá até nossa página e clique em “lembrar senha”. Em seguida, na tela que aparecerá, preencha o login com o e-mail cadastrado e clique para enviar a nova senha.
O sistema irá gerar uma senha nova e te enviará no teu e-mail.

Caso não encontre o e-mail de nova senha, procure na caixa de SPAM ou quarentena. Caso não o encontre, aguarde 15 minutos e verifique novamente. Caso não encontre votle a nossa página e solicite o reenvio.

 

30 - Como faço para trocar a senha cadastrada no sistema?

Resposta: Basta apenas acessar o sistema com o e-mail e senha cadastrados, ir em "Painel de Controle" e clicar em "Trocar senha".
 

31 – Posso ter mais de uma conta cadastrada?
Resposta: Sim, desde que utilize um outro e-mail válido para se cadastrar novamente. O sistema reconhece um cadastro através do e-mail cadastrado.

 

32 – Vocês estão pedindo meu e-mail para efetuar o cadastro. Vocês utilizarão meu e-mail para prática de e-mail marketing ou fornecerão meu e-mail para listas de divulgação?
Reposta: Não. O teu e-mail é utilizado por nós apenas para reconhecer o teu login e cadastro.

 

33 – Vocês irão me enviar e-mails?
Reposta: Somente quando e se julgarmos necessário. Exemplo: no momento do cadastro solicitando confirmação, alertando para inatividade igual ou superior a 180 dias ou qualquer outra situação anômala.

 

34 – Vocês solicitam algum preenchimento de documentos particulares meus ou senha através de e-mails?
Reposta: Não solicitamos nada a você através do e-mail a não ser a confirmação de cadastro. Não forneça informações suas a ninguém que esteja solicitando em nosso nome.

 

35 – Os créditos são cumulativos?
Respostas: Sim. Se você recarregar um determinado valor e ainda tiver valores na tua carteira virtual (saldo em conta virtual), esta nova recarga se somará aquele valor.

 

36 – Fui tentar logar na minha conta e não consegui. O que aconteceu?
Reposta: Veja o que a página te informa. Se foi erro de senha ou se foi conta cancelada.

 

37 – Em que condições terei minha conta cancelada/excluída?
Resposta: Se for detectada atitude ou intenção de má fé, uso indevido de informações para benefício próprio ou de terceiros ou qualquer ação espúria sua conta será excluída sem direito a ressarcimentos. Outra forma mais branda de exclusão, depois de um ano de inatividade de recargas ou consultas nos reservamos ao direito de poder excluir sua conta (o que dificilmente faremos, mas, nos reservamos esse direito depois deste prazo). Entenda que atividade é considerado somente efetuar recargas ou consultas. Apenas acessar no sistema não é considerado atividade.

 

38 – Quero cancelar/excluir minha conta, como proceder?
Reposta:  Existem duas formas de cancelar/excluir sua conta. A primeira, basta apenas não realizar mais consultas e nem recargas por um período de um ano e sua conta poderá ser excluída do sistema (não há garantias de que será excluída, apenas nos reservaria o direito de poder excluir a conta, o que dificilmente faremos). A segunda forma, que realmente excluirá a conta, é acessar sua conta e solicitar a exclusão/cancelamento manualmente no painel de controle. Após solicitar a exclusão da conta, seu e-mail e sua senha serão solicitados (para garantir a autenticidade do pedido e evitar cancelamentos acidentais), sua conta ficará inativa, um período de 15 dias começará a contar e uma mensagem alertando para a tentativa de exclusão poderá ser enviada para o seu e-mail. Até o esgotamento do prazo de 15 dias, você poderá desistir da exclusão, bastando para isso apenas acessar sua conta e optar pela desistência da exclusão. Agindo assim, sua conta voltará a ficar ativa normalmente. Se o prazo de 15 dias se esgotar e nada for feito, sua conta será excluída e qualquer valor de crédito/saldo que haja na conta será perdido.

 

39 – Tive minha conta cancelada/excluída, posso criá-la novamente utilizando o mesmo e-mail?
Resposta: Sim, pois, uma vez cancelada/excluída, a tua conta será deletada. Portanto, ao criar novamente a conta utilizando o mesmo e-mail, trata-se de uma conta completamente nova que iniciará sem saldo na carteira virtual como qualquer outra conta. Então, basta apenas adquirir créditos e realizar as consultas.

Observação: Você só não conseguirá recriar uma conta excluída se a mesma tiver sido cancelada por prática espúria, por uso de má fé ou por uso indevido de informação para benefício próprio ou de terceiros.

 

40 – Quais as formas de pagamentos que posso utilizar para comprar créditos?
Resposta: As opções são boleto com código de barras, cartão de débito, cartão de crédito e saldo do pagseguro.
Observação: Além do valor escolhido para a compra de crédito, será incluído o valor de custa para gerar o pagamento. Estes valores são pequenos e costumam oscilar na faixa dos centavos, mas, esta taxa depende  do valor de crédito que se está comprando. O sistema avisará do valor final total antes de você efetivar a compra de créditos.

 

41 – Me cadastrei, comprei uma recarga através de boleto e imprimi o boleto. Porém , passei da data de pagamento do boleto. Ele ainda pode ser pago? Fico com alguma pendência? Como faço para comprar créditos novamente?

Resposta: Se você ultrapassou a data de pagamento do boleto basta apenas desconsiderar o boleto. Nenhuma pendência ou restrição ficará vinculada a tua conta. Para comprar créditos novamente, basta apenas seguir os passo que utilizou anteriormente. Basta apenas logar no sistema, clicar em “comprar créditos”, escolher o valor, escolher a forma de pagamento e concretizar a compra (se for boleto, imprimir e efetuar o pagamento dentro do prazo determinado).

 

42 – Posso indicar o sistema para amigos?
Resposta: Pode sim. Ao fazer isso, estará nos ajudando a divulgar nosso trabalho. E, com um volume maior de vendas, podemos analisar a possibilidade de reduzir os valores das consultas (já estão bem em conta, e podem ficar ainda melhor).
Ajude-nos a divulgar nosso sistema que te ajudaremos a economizar num futuro próximo.
E muito obrigado pela indicação.


43 – Mesmo depois de ler todo este FAQ ainda tenho dúvidas sobre qual consulta devo fazer. Tem algo mais que possa me ajudar?
Resposta: Veja algumas dicas a mais (importante: não é obrigação escolher qualquer consulta diante da situação apresentada, são apenas conselhos).
Se você vai fazer uma consulta particular no teu CPF ou de um conhecido, veja primeiramente onde você acredita ter restrições, se é no SCPC, se é com cheque devolvido (sem fundo), se são pendências bancárias ou protesto regional (em um estado específico) ou protesto nacional (qualquer estado do Brasil).
Se após esta análise, você concluir que deve ter somente registro no SCPC, faça então apenas a consulta chamada “SCPC”. O SCPC é uma consulta a nível nacional. Para esta consulta, você precisará somente do número do CPF. 
Se você acredita que o problema seja cheque devolvido e não sabe muito bem quais bancos possam ser ou não tem certeza sobre este problema, faça a consulta “SCPC + INFORMAÇÕES DE CHEQUES” com a opção para CPF (ou CNPJ para empresas). Esta consulta trará informações detalhadas sobre os cheques devolvidos (dica:  veja também a próxima opção envolvendo cheques devolvidos). Esta é uma consulta a nível nacional. Para esta consulta, você precisará somente do número do CPF (ou CNPJ para empresas).
Se você tem certeza que o problema seja somente cheque devolvido e você só quer saber algumas informações sem muitos detalhes, faça a consulta “SCPC + INFORMAÇÕES DE CHEQUES”. Esta é uma consulta a nível nacional. Para esta consulta, você precisará somente do número do CPF (ou CNPJ para empresas).
Se você acredita que o problema seja com protesto em um determinado estado do Brasil, faça a consulta “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO REGIONAL”.  Lembrando, conforme explicado nos tópicos anteriores que não é possível consultar somente protestos, por isso a necessidade de uma consulta mais completa. Porém, nesta consulta, você já terá englobada a consulta “SCPC”, “INFORMAÇÕES DE CHEQUES” e “PROTESTO REGIONAL”. Veja que ela é uma consulta bem completa. Ela é muito utilizada por comerciantes que trabalham com sistema de crediário próprio. Esta é uma consulta mista, sendo os dados do SCPC a nível nacional, as INFORMAÇÕES DE CHEQUES a nível nacional, porém, o PROTESTO A NIVEL REGIONAL. Para esta consulta, você precisará somente do número do CPF.
Se você acredita que o problema seja com protesto e não sabe ou não tem certeza em que estado possa ser, “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO NACIONAL”.  Lembrando, conforme explicado nos tópicos anteriores que não é possível consultar somente protestos, por isso a necessidade de uma consulta mais completa. Porém, nesta consulta, você já terá englobada a consulta “SCPC”, “INFORMAÇÕES DE CHEQUES” e “PROTESTO NACIONAL”. Veja que ela é uma consulta completa. Ela é a consulta mais indicada para uma análise bem detalhada do CPF em questão. Esta é uma consulta a nível nacional para todas as informações apresentadas (SCPC , INFORMAÇÕES DE CHEQUES E PROTESTO, todos a nível nacional). Para esta consulta, você precisará somente do número do CPF.
Se você não tem a menor ideia de qual é o problema ou onde está o problema envolvendo a restrição do teu CPF,  faça a consulta mais completa possível, a  “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO NACIONAL”.  Ela indicará a restrição. Para esta consulta, você precisará somente o número do CPF.
Se você está abrindo um crediário pra alguém em um comércio ou em uma venda particular e quer saber detalhes sobre o CPF, aconselhamos uma consulta completa, como a “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO NACIONAL” ou no mínimo a “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO REGIONAL”.  
Se você tem uma Lan House, ou qualquer comércio que ofereça consulta a CPF ou cheques, você pode conversar com o cliente para ver qual das opções acima ele se encaixa. Caso não seja possível qualificá-lo em nenhuma delas, ou o cliente esteja “completamente perdido”, aconselhamos a consulta mais completa, a “SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO NACIONAL”. 
A tabela que segue trará um resumo das discas acima (não é obrigação escolher qualquer consulta diante da situação apresentada, são apenas dicas).

Tabela 4: Dicas de uso

 

44 – O que significa no resultado de uma consulta o item “CONSULTAS ANTERIORES”?
Resposta: Este item lista somente as últimas consultas feita no CPF em questão nos últimos 90 dias. Ela não limita, não deprecia e não compromete o crédito da pessoa. Esta informação apenas dirá que o CPF foi consultado anteriormente e os locais onde foram efetuadas as consultas, podendo ser utilizada para uma análise de perfil de cliente.

 

45 – Posso utilizar o sistema em um computador?
Resposta: Sim. Para isso basta apenas acessar nosso site www.cpfagora.com.br

 

46 – Posso utilizar o sistema em um celular?
Resposta: Sim, desde que você tenha um dispositivo com Android e baixe o aplicativo na nossa página www.cpfagora.com.br. Você precisará também de acesso a internet.


47 – O que eu preciso para utilizar o sistema em um celular com Android?
Resposta: Basta apenas baixar o aplicativo em nossa página www.cpfagora.com.br


48 – Além do computador/celular, o que mais eu preciso para acessar o sistema?
Resposta: Além de um computador/celular, você precisará somente acesso a internet.


49 – Existe algum histórico de consultas que eu realizei que eu possa acessar depois?
Resposta: Sim. Manteremos no máximo as últimas cinco consultas realizadas por um período mínimo de cindo dias. Este histórico está em "Painel de Controle".
Atenção: Consultas que estão no histórico apresentam a situação do documento consultado na data específica em que foi realizada a consulta. Se precisar de uma informação mais recente, efetue uma nova consulta.


50 – Assim que efetuei uma consulta, meu computador/celular se desligou por falta de energia e não tive tempo de ver se a consulta foi efetivada e nem saber o resultado. Terei que refazer a consulta?
Resposta: Primeiramente, olhe no histórico de consultas. Se esta consulta em específico constar lá não haverá necessidade de refazê-la (a não ser que você queira uma nova consulta). Caso ela não esteja lá, a tua consulta não foi efetivada anteriormente (e não foi cobrada), então, você  terá que fazer novamente a consulta que deseja.
Atenção: Consultas que estão no histórico apresentam a situação do documento consultado na data e hora específica em que foi realizada a consulta. Se precisar de uma informação mais recente, efetue uma nova consulta.

 

51 - Após a compra de crédito, qual o prazo que o sistema leva para confirmar o pagamento e liberar as consultas?

Resposta: O prazo depende da forma de pagamento escolhida. O prazo máximo é de 3 dias úteis. O sistema costuma processar, confirmar e liberar muito antes deste prazo (normalmente faz isso em algumas horas), mas, o prazo de 3 dias úteis deve ser respeitado.

 

52 - Posso trocar o e-mail com o qual me cadastrei no sistema?

Resposta: Não. Teu e-mail é o teu ID (Identificação) dentro do sistema. Assim sendo, não há como trocar de e-mail. Caso precise, você poderá cadastrar uma nova conta com o e-mail que você desejar. Atenção: não há como transferir valores de créditos de uma conta para outra. Toda a conta cadastrada é pessoal e os valores são intransferíveis.

 

53 - Não tenho mais o e-mail com o qual me cadastrei no sistema, ainda posso acessar o sistema?

Resposta: Você poderá sim continuar a utilizar o sistema, pois, teu e-mail é o teu ID. O problema vai ser que, caso você dependa de algum serviço que envolva o envio de mensagem de e-mail para você, infelizmente você não poderá se beneficiar daquele serviço. Um exemplo é a ação/serviço "lembrar senha", que envia uma nova senha ao e-mail cadastrado. Como você não tem mais acesso aquele e-mail, não saberá a nova senha, e não conseguirá mais acessar o sistema, uma vez que a senha foi trocada e você não sabe qual é ela. Além disso, este processo pode deixar tua conta muito vulnerável. Se uma outra pessoa estiver com aquele e-mail, ela receberá e saberá a nova senha do sistema, podendo então acessar e fazer o que bem entender. Assim sendo, como não é possível trocar o e-mail (como descrito acima), sugerimos que crie uma outra conta (uma conta nova). Seria a medida mais segura a ser tomada.

Atenção: Caso o Usuário não tenha mais acesso ao e-mail que se cadastrou no sistema e mesmo assim opte por continuar acessando/utilizando o sistema com este e-mail, nos abstemos de toda e qualquer responsabilidade de qualquer espécie que possa ocorrer. Fica o Usuário completamente responsável por qualquer atividade no sistema provindo daquele cadastro.

 

54 - Quantas consultas ficarão armazenadas no histórico e por quanto tempo?

Resposta: No máximo as últimas 5 consultas por um período mínimo de 5 dias. Após 5 dias, a consulta é excluída do histórico independente de quantas consultas constarem nos registros. Atenção: Ao fazer uma nova consulta, tenha consciência que, caso o histórico tenha 5 consultas armazenadas, a consulta mais antiga das 5 armazenadas será excluída para dar lugar a nova consulta.

 

55 - Tenho uma Lan House ou outro comércio qualquer, posso oferecer o serviço de consultas a CPF e CNPJ e lucrar com isso? Qual a margem que posso agregar em cada consulta?

Resposta: Pode oferecer o serviço de consultas a CPF e a CNPJ sim.  Lembre-se que você também pode oferecer consultas a cheques emitidos tanto no CPF quanto no CNPJ.  Quanto a margem, você decide o quanto quer lucrar. Uma sugestão que sabemos que funciona, é colocar um cartaz/placa na frente do comércio informando que faz consulta a CPF e CNPJ. Em comércios, a consulta mais utilizada, mais procurada e mais sugerida é também a mais completa, que é a "SCPC + INFO CHEQUES + PROTESTO NACIONAL".

 

56 - O e-mail com o qual me cadastrei no sistema é compartilhado com outras pessoas, ou outras pessoas sabem a senha do e-mail. Existe algum problema?

Resposta: Se o e-mail cadastrado em nosso sistema for compartilhado por mais de uma pessoa, é importante ressaltar que todas elas poderão saber do seu cadastro no sistema e terão acesso aos e-mails que por ventura sejam enviados pelo sistema. Um ponto importante a ressaltar é quando a solicitação "Lembrar senha", que enviará nova senha para o e-mail cadastrado. Assim sendo, todas as pessoas que tiverem acesso ao e-mail, poderão saber a nova senha e como esta poderão ter acesso completo ao sistema através do e-mail cadastrado. Lembrando que para solicitar "Lembrar senha", não há necessidade de se estar logado no sistema, podendo ser solicitado por qualquer pessoa a qualquer instante. Por isso, caso não deseje compartilhar informações do seu cadastro em nosso sistema com ninguém, solicitamos utilizar um e-mail particular que somente você tenha acesso.

 

58 - Quais os navegadores suportados pelo sistema?

Resposta: Você pode utilizar qualquer navegador desde que este não distorça as informações das páginas. Indicamos o navegador Firefox como o mais compatível que pode ser utilizado a partir da versão 34 ou outra superior. O Opera indicamos a versão 25 ou superior. Para o Chrome indicamos a versão 38 ou superior. Para o Internet Explorer é exigido no mínimo a versão 10 ou superior.

 

59 - O que significa a mensagem "SITUAÇÃO DO CPF NA REC. FEDERAL".

Resposta: A mensagem diz respeito somente a situação cadastral do CPF junto a Receita Federal.

O CPF pode estar em uma das cinco situações cadastrais abaixo:

Regular

Pendente de regularização

Suspensa

Cancelada

Nula

Para maiores informações, acesse o site da Receita Federal.

 

60 - Algo mais que eu deva saber?

Resposta: A data e hora utilizadas pelo sistema para todo e qualquer fim é a de Brasília, capital do Brasil.

Toda e qualquer ação proveniente das consultas é de total responsabilidade do Usuário.

Tua senha de acesso ao sistema é pessoal e de total responsabilidade tua. Caso forneça ela a alguém, você estará concordando que estará autorizando esta pessoa a ter acesso completo ao sistema e se responsabilizará por todas as ações realizadas por ela.

Este FAQ pode sofrer alterações a qualquer momento sem aviso prévio.

 

Fim.

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